Como descobrir se os sintomas são de um resfriado, gripe, rinite alérgica, sinusite, bronquite ou pneumonia? Sintomas como espirros e nariz entupido começam de forma lenta e podem piorar gradativamente; já o diagnóstico vai depender da evolução.
Resfriado: O resfriado comum é uma infecção viral do nariz e da garganta (aparelho respiratório superior) e geralmente inofensivo. A família dos Rinovírus; altamente contagiosos, são os principais responsáveis pelos resfriados. A maioria das pessoas se recupera de um resfriado entre 3 a 10 dias, embora alguns possam durar de 2 a 3 semanas Nos fumantes os sintomas podem ser mais duradouros.
Sintomas:
- Febre – rara
- Tosse e dor de garganta – comum
- Dor de cabeça – ás vezes
- Dores no corpo – leves
- Fadiga – leve a moderada
- Congestão nasal e coriza – comum e passa em poucos dias
- Calafrios e tremores – leves
- Naúseas, vômitos e diarréia – raro
Gripe: Ou influenza sazonal é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório. São hábeis em causar epidemias anuais recorrentes e pandemias a cada 30 – 40 anos desde o século XVI. A gripe pode durar de 3 a 5 dias, entretanto, sintomas como tosse e cansaço podem levar semanas até desaparecer. O agente etiológico é o Myxovirus influenzae, ou vírus da gripe. Este subdivide-se nos tipos A, B e C, sendo que apenas os do tipo A (Ex: H 1 N 1 e H 3 N 2) e B são importantes em humanos. O vírus influenza apresenta altas taxas de mutação, o que aumenta sua agressividade e risco de complicações e óbitos, sobretudo, nos idosos, crianças e imunodeprimidos. São poucas as opções disponíveis para o controle da influenza; uma delas é a vacina anual.
Embora a vacinação seja a ferramenta de primeira escolha para a prevenção da influenza, os antivirais específicos são medicamentos de grande relevância na prevenção e controle da gripe. Amantadina e rimantidina para a profilaxia e tratamento da infecção pelo vírus influenza do tipo A e
e os antivirais de segunda geração oseltamivir e zanamivir.
Os sintomas geralmente aparecem repentinamente e, a princípio, podem parecer um resfriado comum com coriza ou congestão, espirros e dor de garganta. Esses sintomas geralmente progridem.
Sintomas:
- Febre – comum, geralmente acima de 38ºC. Nas crianças pode ultrapassar os 40ºC
- Tosse e dor de garganta – comum. Pode haver expectoração.
- Dor de cabeça – comum
- Dores no corpo – moderada a severa
- Fadiga – severa
- Congestão nasal e coriza – comum e pode durar mais tempo
- Calafrios e tremores – moderado a severo
- Naúseas, vômitos e diarréia – às vezes. Mais comum em crianças.
Alergia: Se você vive se queixando de gripes ou resfriados recorrentes sempre na mesma época do ano, é bem possível que o processo seja alérgico (alergias sazonais). Embora resfriados e alergias sazonais possam compartilhar alguns dos mesmos sintomas, são doenças muito diferentes. Resfriados comuns são causados por vírus, enquanto alergias sazonais são respostas do sistema imunológico desencadeadas pela exposição a alérgenos, como pólens sazonais de árvores ou grama.
O tratamento de um resfriado comum pode incluir repouso, analgésicos e remédios para resfriado vendidos sem receita, como descongestionantes. Um resfriado geralmente dura de três a 10 dias, embora alguns possam durar até duas ou três semanas. O tratamento de alergias sazonais pode incluir anti-histamínicos, sprays nasais de corticóides e descongestionantes além de evitar a exposição a alérgenos sempre que possível. As alergias sazonais podem durar várias semanas.
Sintomas:
- Febre -nunca
- Tosse e dor de garganta – ás vezes / raramente
- Dores no corpo – nunca
- Fadiga e fraqueza – ás vezes
- Congestão nasal e coriza – comum
- Coceira nos olhos – comum
- Espirros – comum
Sinusite: A sinusite aguda é causada ou é consequência de um resfriado comum que é uma infecção viral. Em alguns casos o quadro pode evoluir para uma infecção bacteriana. A maioria dos casos dura entre 7 a 10 dias. Quando a sinusite dura mais de 12 semanas, ela é chamada de crônica. Na sinusite aguda os espaços dentro do nariz (seios nasais) ficam inflamados e inchados causando a formação de muco e interferindo na drenagem. É comum ter dificuldade para respirar além de pontadas na face ou dor de cabeça. “Não use antibióticos” para sinusite aguda, rinite aguda purulenta, resfriados comuns e gripes não complicadas. Antibiótico não mata vírus e causa efeitos colaterais além de tornar as bactérias mais resistentes ao tratamento. O antibiótico deve ser reservado para infecções “bacterianas”.
Sintomas:
- Secreção espessa, amarela ou esverdeada no nariz ou na parte posterior da garganta
- Dificuldade em respirar pelo nariz devido bloqueio nasal ou congestão
- Dor, sensibilidade, inchaço e pressão ao redor dos olhos, bochechas, nariz ou testa que pioram quando se inclina
Outros sinais e sintomas incluem:
- Pressão da orelha
- Dor de cabeça
- Dor nos dentes
- Alteração no olfato
- Tosse
- Mal hálito
- Fadiga
- Febre
Bronquite: A bronquite aguda é uma inflamação da traquéia e das vias aéreas que se ramificam (brônquios) causando estreitamento e limitação na quantidade de ar que flui para dentro e para fora dos pulmões.
A bronquite aguda, também chamada de resfriado no peito, geralmente melhora dentro de uma semana a 10 dias sem efeitos duradouros.
Geralmente a bronquite é causada por uma variedade de vírus comuns, incluindo o vírus influenza (gripe). Mesmo depois da infecção viral ser curada, a irritação causada por ela continua a produzir sintomas (tosse) por semanas. Um pequeno número de casos de bronquite ocorrem devido infecção bacteriana após uma quadro gripal ou devido elevada quantidade de poluição no ar.
A bronquite aguda geralmente começa com os sintomas de um resfriado comum: corrimento nasal, dor de garganta, fadiga e calafrios. Dores musculares e nas costas com febre leve (37,5°C a 38°C) podem estar presentes, especialmente se a infecção for causada por influenza.
Antibióticos não funcionam em pessoas com bronquite viral. O tratamento com um medicamento antiviral para influenza, como oseltamivir ou zanamivir, pode ajudar se administrado em até 48 horas do início dos sintomas.
Complicações sérias, como insuficiência respiratória aguda ou pneumonia, costumam ocorrer apenas em pessoas mais velhas ou que tenham problemas com suas defesas imunológicas. Fazer uma radiografia do tórax se a tosse persistir por mais de 2 semanas.
Sintomas:
- Tosse seca geralmente no início
- Produção de muco (escarro / catarro), com coloração clara, branca, cinza-amarelada ou verde – raramente com sangue
- Fadiga
- Falta de ar
- Febre leve e calafrios
- Desconforto no peito
Pneumonia: É uma infecção pulmonar causada por bactérias, vírus, fungos ou até mesmo parasitas. No início dos sintomas você pode achar que é apenas um resfriado ou gripe. Quando a causa é uma bactéria, a doença pode surgir lenta ou rapidamente e costuma ser mais séria que os outros tipos, Quando o vírus é a causa da pneumonia, é provável que os sintomas durem vários dias, iniciando como um quadro gripal (febre, tosse seca, dor de cabeça e fraqueza).
Sintomas:
- Febre alta
- Tosse com expectoração amarela, verde ou com sangue
- Cansaço
- Calafrios
- Falta de apetite
- Sensação de não poder recuperar o fôlego quando faz movimentos
- Respiração e batimentos cardíacos acelerados
- Dor aguda no peito principalmente quando tosse ou respira fundo
- Suor excessivo
- Lábios e unhas com coloração azulada
- Confusão mental (idosos)
Drº Vasco Fernando Vieira especialista em clínica médica e medicina de urgência, com área de atuação em geriatria é proprietário da empresa Ameg -Tech, criadora do programa Missão Saúde.